Agência Panafricana de Notícias

Bolsa da Nigéria quer atrair mais investidores estrangeiros em 2014

Lagos, Nigéria (PANA) – A Bolsa da Nigéria (NSE) quer facilitar a integração dos mercados de capitais da África Ocidental e atrair mais investidores estrangeiros em 2014, afirmou o seu diretor-geral.

Oscar Onyema disse que a integração, uma vez realizada, deverá oferecer uma plataforma de intercâmbios comum e permitir às empresas da região atrair capitais de desenvolvimento.

As prioridades são a instauração da confiança, a proteção dos investidores, uma parceria constante com outros atores do sistema financeiro e o desenvolvimento de mercados de capitais fundados em regras, indicou Onyema, ao falar diante de jornalistas das atividades da Bolsa em 2013 e das perspetivas em 2014.

Segundo Onyema, os esforços incidirão também sobre a recuperação do Mercado Alternativo (ASEM) para as empresas emergentes e a aprovação dos Concursos Públicos Iniciais (OPI) de qualidade que serão cotados no mercado.

Adiantou que o objetivo da NSE de 2011 a 2013 era restruturar, melhorar a tecnologia e desenvolver produtos.

"Em 2014, queremos apoiar as inovações, aumentar a visibilidade global no mercado nigeriano, ter uma integração maior no continente e visar os mercados emergentes. Acreditamos que estas etapas são essenciais para que a NSE se torne a primeira Bolsa do continente", indicou.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/TON 18jan2014