Agência Panafricana de Notícias

Bolsa Egípcia regista nova diminuição após incidentes do Largo Tahrir

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – A bolsa egípcia registou uma forte diminuição esta quarta-feira, penúltimo dia da semana de transações, constatou a PANA no Cairo.

Todos os três principais índices recuaram para mais de dois porcento na sequência de novos incidentes ocorridos no Largo de Tahrir no centro da cidade do Cairo, depois de manifestantes terem denunciado a lentidão das ações judiciais contra principais responsáveis policiais do deposto regime do ex-Presidente Hosni Mubarak, colidindo com as forças de segurança.

A bolsa egípcia apresenta doravante seis sessões em baixa das suas últimas oito sessões.

Ao pôr termo a uma tendência que parecia eterna, investidores institucionais recomeçaram finalmente a comprar quarta-feira, ao passo que investidores individuais egípcios foram vendedores nítidos pela primeira, há várias semanas.

O principal índice EGX30 dos títulos pesos pesados encerrou em menos de 2,03 porcento quarta-feira com preços em baixa.

O EGX30 eleva-se doravante para cinco mil 283 pontos, o que faz cerca de 350 pontos de menos do que durante a suspensão das transações a 27 de janeiro último para cerca de dois meses no auge das manifestações que causaram a destituição de Mubarak e do seu regime.

O principal índice está doravante em diminuição de cerca de 26 porcento para o ano 2011.

O EGX70 dos títulos comuns, geralmente alvos privilegiados dos investidores particulares egípcios, diminuíram com vários títulos, perdendo 2,61 do seu valor quarta-feira.

O EGX70 eleva-se atualmente para 627 pontos e está doravante em baixa de cerca de 13 porcento para este ano.

O índice dos títulos comuns ultrapassou o principal índice, favorito dos investidores institucionais e estrangeiros, após a retomada das atividades na Bolsa Egípcia a 23 de março último, após uma pausa de 55 dias durante os distúrbios que se seguiram à revolução pacífica de 25 de janeiro.

Isto é quer dizer que há confiança renovada dos investidores individuais no que eles consideram como "um futuro radioso" do seu país após a revolução, mesmo se esta confiança foi abalada esta quarta-feira na sequência dos incidentes do Largo Tahrir.

Finalmente, o índice dos preços ponderados, o EGX100, em diminuição de 17 porcento para este ano, recuou em 2,42 porcento esta quarta-feira, encerrando em 967 pontos, afastando-se igualmente da linha psicológica dos mil pontos.


O total das transações rondou os 170 milhões de dólares americanos esta quarta-feira mas, neste dia sombrio para a bolsa, houve apenas seis títulos em alta, 174 em baixa e seis intactos.

As autoridades do mercado bolsista egípcio confirmaram o levantamento, a 1 de julho próximo, das medidas extraordinárias impostas sobre as transações após a revolução de 25 de janeiro.

-0- PANA MI/VAO/FJG/TBM/FK/DD 29junho201