Boko Haram mata civis e ateia fogo a casas no nordeste da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - Dezenas de "terroristas" da seita Boko Haram invadiram, quarta-feira à noite, duas áreas do governo local em Gubio e Magumeri, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, onde mataram vários civis e atearam fogo a algumas casas.
Gubio está localizado a cerca de 80 km ao norte de Maiduguri, a capital do Estado de Borno.
Os terroristas entraram em ambas as cidades sem serem perturbados, porquanto Exército se retirou da cidade, na sequência de ataques anteriores contra Gubio, durante os quais as sua tropas da 5ª Brigada repeliram os terroristas da sua base com sucesso.
Durante o ataque fracassado contra Gubio, oito terroristas da Boko Haram e dois soldados nigerianos foram mortos, bem como dois civis atingidos por balas perdidas durante o fogo cruzado.
À semelhança do ataque de quarta-feira à noite, apenas os membros da Força Operacional Civil estavam presentes nas cidades. Devido ao número e às armas exibidas pelos terroristas, os grupos de autodefesa retiraram-se para a floresta com os aldeões.
A invasão de quarta-feira à noite foi um ataque de retaliação que os terroristas sempre usaram contra qualquer comunidade que resista.
Usman Zannah, membro da câmara federal de representantes do distrito federal de Gubio Magumeri e Kaga, que confirmou o ataque ao seu círculo eleitoral disse que as casas residenciais, incluindo a sua própria, e muitos edifícios públicos, incluindo escolas, centros religiosos e o secretariado do conselho municipal, em Magumeri, foram destruídos.
-0- PANA MON/MA/MTA/BEH/IBA/DIM/IZ 23ago2019