Agência Panafricana de Notícias

Boko Haram incendeia 300 veículos no norte da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Presumíveis membros da seita extremista islâmica Boko Haram incendiaram este domingo 300 veículos em Damboa, 87 quilómetros de Maiduguri, capital do Estado de Borno, no norte da Nigéria, noticiou este domingo a imprensa local.

O ataque segue-se ao atentado perpetrado sábado pela seita contra uma Esquadra da Polícia e um posto militar da cidade, matando 11 residentes, segundo a edição dominical do jornal National Mirror.

Os autores utilizaram explosivos artesanais para incendiar veículos, lojas e casas, disparando ao ar, disse a fonte.

O jornal cita um oficial superior militar, que confirmou o incidente, indicando no entanto que reforços militares foram desdobrados na zona afetada, para pôr termo às maquinações dos insurretos da seita islamita Boko Haram.

Após uma acalmia devida ao desdobramento em massa de tropas nos Estados de Adamama, Borno e Yobe, onde o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, havia decretado em maio último o estado de emergência, a Boko Haram lançou logo depois uma série de novos ataques, sobretudo no Estado de Borno.

Um outro jornal local, Vanguard, relatou também este domingo que o Presidente Jonathan vai desdobrar um reforço de oito mil elementos para combater os insurretos.

A campanha de violência da Boko Haram foi lançada em 2009, pouco após o assassinato do seu então líder, Muhammed Yusuf, e fez até agora mais de três mil mortos em atentados à bomba e ataques armados no norte da Nigéria, povoado essencialmente por muçulmanos.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/DD 18agosto2013