Agência Panafricana de Notícias

Boko Haram controla localidade de sequestro de raparigas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA)- A aldeia de Chibok, situada no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, onde cerca de 300 meninas foram raptadas há mais de seis meses, foi retomada pelo grupo de insurgentes da Boko Haram, segundo a imprensa local.

O jornal privado Daily Trust noticiou sexta-feira, citando Sambido Osée Bana, presidente da comunidade Chibok, na capital Abuja, que os insurgentes da Boko Haram atacaram a aldeia quinta-feira à noite.

"Depois de entrarem na cidade, a maioria dos habitantes fugiu para salvar a sua vida", disse acrescentando que os rebeldes que atacaram a aldeia eram provavelmente os que fugiram de Mubi, onde os caçadores locais e grupos de autodefesa atacaram a Boko Haram e controlariam novamente a cidade.

Uma outra cidade situada no Estado de Adamaoua, Maiha, teria igualmente sido retomada pelos caçadores e as vigílias locais.

Cerca de 200 raparigas que foram raptadas a 14 de abril de 2014 continuam detidas e o líder da Boko Haram, Ibrahim Shekau, afirmando que eles foram casadas.

Mas o Presidente Goodluck Jonathan assegurou, declarando a sua candidatura para um outro mandato de quatro anos terça-feira passada, que a sua administração levaria as raparigas para as suas casas em segurança.

-0- PANA SEG/AR/AKA/TBM/MAR/TON 14novembro2014