Abuja, Nigéria (PANA) - O presidente da Comissão Senatorial do Exército, Ali Ndume, advertiu terça-feira que os terroristas da província do Estado Islâmico na África Ocidental/Boko Haram (ISWAP) estão a reagrupar-se em massa nos Estados de Borno, Yobe e Adamawa, no nordeste do país.
Após um plenário do Senado sobre a criação de um colégio federal de educação em Gwoza,no Estado de Borno, o senador anunciou a jornalistas "um recrudescimento da insurreição, uma situação preocupante."
Mas ele insistiu em afirmar que isto não deverá impedir a criação de mais instituições educativas em Borno Sul, que ele representa na Assembleia Nacional, por este distrito senatorial não ter uma instituição superior apesar da sua dimensão e sua população.
Segundo o senador Ndume, na semana passada, 30 soldados foram mortos em Mainok na autoestrada e, segunda-feira última, a cerca de 30 quilómetros de Maiduguri, quando a cidade foi invadida por Boko Haram.
"O problema que enfrentamos em Borno e, em certa medida, em Yobe e Adamawa é um recrudescimento da insurreição e este é uma situação preocupante", frisou.
A futura instituição, prosseguiu, deverá ajudar a transformar o percurso escolar da população de Borno Sul.
"A promulgação deste projeto de lei não só ajudará a transformar infraestruturas educativas em declínio na Nigéria, mas ajudará igualmente no desenvolvimento da região do nordeste devastada", concluiu.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/DIM/DD 05maio2021