Agência Panafricana de Notícias

Boavista e Derby disputam final de campeonato de futebol de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Boavista da Praia, campeão de Santiago Sul, e o Derby, campeão de São Vicente,  garantiram, sábado último, a presença na final do Campeonato Nacional de Futebol de Cabo Verde, sénior masculino (2023-2024), que se disputará a 13 de julho corrente no Estádio Nacional, na cidade da Praia, apurou a PANA de fonte segura. 

A equipa da capital cabo-verdiana apurou-se à final da prova máxima do futebol nacional, graças a um empate (0-0) com o Palmeira do Sal, campeão de Cabo Verde em título, no jogo da segunda-mão das meias-finais da competição, disputado no Estádio da Várzea, na cidade da Praia. 

Os axadrezados (Boa Vista da Praia) beneficiaram assim dum golo marcado “fora de casa” no jogo da primeira-mão das meias-finais, disputado, uma semana antes, no Estadio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, onde também se tinha registado um empate, mas a uma bola (1-1).

Conforme o regulamento da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), “se as duas equipas, no final da segunda-mão, estiverem empatadas no número de golos marcados na eliminatória, os golos marcados fora de casa contam a dobrar”.

Num outro jogo da segunda-mão das meias-finais, o FC Derby de São Vicente, obrigado a vencer por uma vantagem de pelo menos dois golos, também garantiu a passagem para a final depois de golear o Académico do Sal por 4-1, anulando assim a derrota (0-1) sofrida na ilha do Sal na semana passada.

Nos últimos anos, a final do Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino vem sendo realizado noutros pontos do país com base numa deliberação da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FC), visando a sua descentralização para outras regiões desportivas, além de São Vicente (Mindelo) e Santiago Sul (Praia).

 Santo Antão Sul (2018), Sal (2019), Boa Vista (2022) e Maio (2023) são as quatro regiões desportivas já contempladas no âmbito desta política de descentralização dos eventos desportivos

O Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino disputa-se a duas voltas entre as equipas de cada um dos três grupos, passando para a fase seguinte os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado.

A fase de grupos do campeonato arrancou no fim de semana, ou seja, a 4 e 5 de maio último, com a participação das 11 equipas campeãs regionais, mais o Palmeira, campeão nacional em título (2022-2023), distribuídos por três grupos (A, B e C).

-0- PANA CS/DD 01julho2024