Agência Panafricana de Notícias

Boas perspetivas de saída da crise na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O diálogo entre o poder e a Coordenação da Oposição Democrática (COD), na Mauritânia, foi retomado segunda-feira, abrindo assim boas perspetivas de saída duma longa crise política, segundo opiniões partilhadas dos dois campos.

Interrompido há quatro anos, o diálogo poderá desembocar em eleições legislativas e municipais pacíficas, de acordo com as mesmas opiniões.

Desde a sua abertura, o debate tem versado sobre a organização material e a supervisão de eleições e a neutralidade das instituições do Estado, designadamente a administração e as Forças Armadas de Segurança, segundo Mohamed Yahya Ould Horma, porta-voz do Governo e principal negociador para a maioria presidencial.

Por seu turno, Mohamed Ould Maouloud, delegado da oposição, lembrou as exigências de transparência da COD e o seu desejo unânime de participar nas eleições no quadro duma plataforma coletiva.

Adiadas várias vezes por ausência de consenso político, estas eleições, previstas para 23 de novembro a 7 de dezembro próximos, poderão ser novamente adiadas para permitir a conclusão do diálogo e uma maior participação.

Este diálogo tem por objetivo a organização de "eleições inclusivas, livres, democráticas e transparentes num clima pacífico".

-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 2out2013