Nairobi, Quénia (PANA) - O secretário de Estado norte-americano, Tony Blinken, sublinhou “o papel vital dos jovens e organizações da sociedade civil nas democracias sãs” no mundo, segundo um comunicado de imprensa publicado na semana finda pelo porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller.
Neste documento, relativo a um recente contacto telefónico entre Blinken e o Presidente queniano, William Ruto, o primeiro defendeu o respeito pela contribuição dos jovens para o desenvolvimento do Quénia, realçando igualmente a importância das liberdades de reunião e de expressão tais como inscritas na Constituição daquele país da África Oriental.
O chefe da diplomacia americana aludia a manifestações antigovernamentais, iniciadas desde o junho último que sacudiram o Quénia, devido à adoção pelo Parlamento queniano de um projeto de lei fiscal que visava aumentar os preços de produtos no país.
O balanço destas manifestações, em que participaram principalmente jovens, é de 40 mortos, referiu-se, felicitando o Presidente Ruto pela sua promessa de fazer prestar contas as forças de segurança pretensamente ligados a estes atos de violência ou autores de desaparecimentos de pessoas durante estas convulsões.
O chefe da diplomacia americana também se congratulou com o compromisso assumido pelo chefe do Estado queniano em ordenar à Polícia para se abster de qualque recurso à violência contra manifestantes pacatos.
-0- PANA MA/NFB/JSG 29juil2024