Agência Panafricana de Notícias

Blair e Bush assistem ao cinquentenário da Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e o ex-presidente norte-americano, George W.
Bush, chegaram à Nigéria para assistir à cerimónia do cinquentenário da independência deste país, que se realiza domingo em Abuja, a capital federal.
Blair encontrou-se sábado com o Presidente interino, Goodluck Jonathan, a quem exprimiu a sua satisfação pelas relações entre a Nigéria e o Reino Unido, a sua ex- potência colonial.
Falando à imprensa no termo deste encontro, ele desejou que a Nigéria continuasse a desempenhar um papel de primeiro plano em África.
"Trabalhei muito com o precedente Presidente da Nigéria (Olusegun Obansanjo) quando estava em funções e com toda África.
Sabemos que se a Nigéria não explorar todas as suas potencialidades e se não mantiver a sua liderança, será muito difícil para toda África", declarou Blair.
Bush chegou sábado com a sua ex-secretária de Estado, Condoleeza Rice.
Organizada pelo jornal nigeriano Thiday, a cerimónia do cinquentenário da independência da Nigéria inscreve-se no quadro das actividades alusivas ao quinquagésimo aniversário da independência da Nigéria que será celebrado em Outubro próximo.
O Presidente Jonathan e o ex-Presidente ganense, John Kufuor, são os convidados de honra destes festejos que visa recompensar personalidades nigerianas.