Bispos congoleses pedem reabertura de locais de culto no país
Brazzaville, Congo (PANA) - Os bispos do Congo, agrupados no seio da Conferência Episcopal, apelaram quarta-feira, em Brazzaville, para a reabertura organizada dos locais de culto, na sequência de uma reunião com o primeiro-ministro congolês, Clément Mouamba.
O encontro com o chefe do Governo centrou-se na reabertura supervisionada dos locais de culto, com a garantia do respeito pelas medidas preventivas decretadas pelas autoridades governamentais.
Os bispos do Congo também solicitaram a abertura dos grandes seminários.
Para além das preocupações da Igreja, as duas partes salientaram igualmente os problemas ligados a este período de crise sanitária, devido ao coronavírus, mas também outros temas relacionados com a vida da nação congolesa.
Por outro lado, a delegação da Conferência Episcopal do Congo informou oficialmente Clément Mouamba, acompanhado pelo seu ministro do Interior e Descentralização, Raymond Zephirin Mboulou, da criação de duas províncias eclesiásticas no Congo.
As duas províncias são Ponta Negra (sul) e Owando (norte). A criação foi acompanhada pela nomeação de dois arcebispos metropolitanos, designadamente arcebispo Miguel Angel Olivetti Arroniz, para Pont Negra, e Victor Abagna-Mossa, para Owando.
O primeiro-ministro congolês, que tomou nota dessas propostas, prometeu submetê-las à apreciação geral do Governo e da coordenação nacional da gestão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), antes da continuação das negociações.
-0- PANA MB/DIM/IZ 03junho2020