Berlim acolhe em fevereiro reunião sobre resultados da Conferência sobre Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – Uma reunião ministerial de acompanhamento da Conferência de Berlim sobre a Líbia decorrerá em fevereiro próximo na mesma cidade, anunciou segunda-feira o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas.
Durante uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), ocorrida segunda-feira última, em Berlim, sobre os resultados da Conferência sobre a Líbia, Maas indicou que a mesma só foi um ponto de partida, acrescentando que "doravante se vai tratar de integrar a União Europeia no processo.”
A Conferência de Berlim sobre a Líbia terminou domingo com a adoção duma Declaração Final, na qual os países da comunidade internacional se comprometeram a cessar as suas ingerências nos assuntos internos líbios, respeitar o embargo sobre as armas.
Também exortou os beligerantes líbios a reforçar a trégua e respeitá-la.
O chefe da diplomacia alemã frisou igualmente que o embargo sobre as armas destinadas à Líbia será discutido ao nível do Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo o centro de imprensa do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros.
"Atingimos os nossos objetivos durante a Conferência de Berlin e o importante é velarmos para que o apoio a soldados, a mercenários e o fornecimenbto de armas sejam interrompidos, forçando as partes em conflito a negociarem entre elas”, frisou.
Maas sublinhou a boa impressão deixada pela Conferência de Berlim junto dos responsáveis europeus.
Os responsáveis europeus sublinharam também a necessidade de relançar a operação marítima europeia de “Sofia” no Mediterrâneo para se implementar a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas de proibir o fornecimento de armas na Líbia.
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 20jan2020