Cotonou, Benin (PANA) - A Coordenação Geral da Resistência Beninense na Diáspora (CG/RBD-canal histórico) apela à Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO) para cancelar as suas sanções contra o Mali, segundo um comunicado emitido em Paris (França).
Empenhado nesta luta ao lado do povo beninense, o movimento condena firmemente as medidas que sancionam o Mali e pede o seu cancelamento imediato, de acordo com o documento de que a PANA obteve uma cópia.
Ela interroga-se seriamente sobre o papel desempenhado pela CEDEAO no seu acompanhamento dos Estados e dos seus povos em dificuldade.
Afirma que, através deste embargo, a "CEDEAO confirma lamentavelmente o seu papel de braço executivo das potências imperialistas em geral e francês em particular contra a emancipação dos povos da sub-região da África Ocidental francófona."
A Coordenação deplora que os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO tenham sancionado severamente a República do Mali com o pretexto do desrespeito das datas das eleições pelas autoridades de transição naquele país.
Considera estas sanções "simplesmente cruéis" e apela ao seu cancelamento, segundo o mesmo documento.
-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 20jan2022