Agência Panafricana de Notícias

Beninenses celebram festa de fim do Ramadão

Cotonou- Benin (PANA) -- Os fiéis muçulmanos do Benin, vestidos de branco, foram cedo, sexta-feira, aos locais de orações, comummente chamados IDI, para comemorar AId El Fitr, a festa do fim do Ramadão, constatou a PANA no local.
A celebração oficial desta festa, decorrida no largo IDI de Zongo, em Parakou (principal cidade do norte situada a 450 quilómetros de Cotonou), sob a direção do imame Abdoulaye Issa Chiré, foi retransmitida ao vivo pela rádio e pela televisão nacionais.
Em Cotonou e em Porto-novo, os muçulmanos enfrentaram a chuva que caiu esta manhã sobre as duas cidades para ir louvar Allah após 30 dias de jejum, orações e privações.
No largo IDI de Sobetex em Cotonou, o imame Aboubacar Ousmane implorou a paz no Benin e convidou os seus compatriotas à unidade e ao amor ao próximo.
No âmbito do mês do Ramadão, o Governo concedeu à comunidade muçulmana uma ajuda alimentar estimada em 85 milhões de FCFA (164 mil 840 dólares americanos), com vista a ajudar os mais desfavorecidos a jejuaram.