Agência Panafricana de Notícias

Benin tranquiliza sobre situação de cidadãos seus na Líbia

Cotonou, Benin (PANA) - O ministro beninense dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana, Francofonia e Beninenses do Exterior, Nassirou Bako-Arifari, tranquilizou a população nacional a respeito das alegadas exações perpetradas na Líbia contra os trabalhadores migrantes.

"Posso dizer-vos que cada vez que um alerta nos chegou relativamente aos Beninenses que vivem na Líbia, antes mesmo da entrada das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) em Tripoli, tomamos sempre disposições para assegurar o seu repatriamento", afirmou.

Em declarações à PANA, o chefe da diplomacia beninense precisou que "compatriotas ao serviço da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CENSAD) em Tripoli foram objeto de evacuação quando a ameaça era percetível e a Embaixada nos tinha informado".

Por enquanto, sublinhou o ministro Nassirou Bako-Arifari, "não fomos diretamente informados sobre situações relativas a cidadãos benineses residentes na Líbia. À mínima informção, tentaremos tomar contacto com quem de direito para encontrar soluções de evacuação".

O Benin declarou o seu apoio ao CNT que, segundo um comunicado do Governo, é doravanente a única autoridade representativa do povo líbio.

-0- PANA IT/SSB/SOC/MAR/IZ 07set2011