Benin tem calendário para eleições presidenciais
Cotonou, Benin (PANA) - O Benin já tem um calendário eleitoral das eleições presidenciais previstas para abril próximo, soube a PANA de fonte segura em Cotonou.
Publicada pela Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) segunda-feira à noite, o calendário contém 17 atividades principais, que se iniciam nesta terça-feira.
Impressos serão distribuídos aos patrocinadores e aos candidatos.
Entre outras atividades, figuram a publicação e a afixação da lista eleitoral nacional autónoma (Lepi) previstas para 27 de janeiro a 10 de fevereiro próximo, o registo das candidaturas programado para 1 a 4 de fevereiro e a campanha para a primeira volta das eleições presidenciais, de 26 março a 9 de abril de 2021.
Os resultados definitivos da primeira volta prevista para 11 de abril próximo serão proclamados entre 23 e 25 do mesmo mês, segndo a CENA.
Em caso de segunda volta, a campanha está prevista para 26 de abril a 7 de maio próximos, ao passo que o escrutínio, 9 de maio.
O nome do candidato eleito será conhecido entre 18 e 23 de maio de 2021.
Estas eleições custarão ao orçamento nacional mais de 14 biliões de francos CFA (cerca de 28 milhões de dólares americanos).
Os candidatos vêem-se obrigados a recorrer aos patrocinadores, ou seja, 16 deputados ou administradores, num contexto em que apenas apoiantes do atual Presidente da República, Patrice Talon, são membros da Assembleia Nacional.
-0- PANA IT/JSG/FK/DD 12jan2021