Benin subvenciona cloroquina em todo seu território nacional
Cotonou, Benin (PANA) - O Governo beninense decidiu subvencionar a cloroquina e torná-la disponível em todo o território nacional, soube a PANA no último fim de semana de fontes oficiais em Cotonou.
"Com o objetivo de otimizar o tratamento terapêutico e, em melhores condições de segurança e controlo, o Governo decidiu autorizar a sua central de compras, a CAME , a colocar à disposição de laboratórios farmacêuticos de todo o território nacional e de unidades de venda de medicamentos das formações sanitárias públicas a cloroquina a um preço subvencionado”, indicam as mesmas fontes.
Assim, o comprimido de cloroquina de 250 miligramas será adquirido a um preço de 40 francos CFA (um euro equivale a 119,332 francos CFA) junto da Central de Compra de Medicamentos Essenciais (CAME) e vendido sob prescrição médica a 50 francos francos ou seja 500 francos por lâmina.
O Benin confirmou, a 16 de março último, o primeiro caso de infeção pela Covid-19 (coronavírus), um Burkinabe de 49 anos idade que esteve na Bélgica e no seu país, o Burkina Faso.
O país totaliza atualmente 54 casos, dos quais 26 sob tratamento, 27 curados e uma morte.
Para limitar a propagação do coronavírus, o Governo decidiu proceder à despistagem sistemática de todas as pessoas em quarentena ou em autoisolamento.
No mesmo contexto, um disposivo sanitário foi instalado em torno das autarquias de riscos que, de oito casos, no início, passou para 15, acrescentando-se a esta medida o uso da máscara obrigatório e o encerramento das escolas e de lugares de culto e cujo prazo foi prorrogado para até 10 de maio próximo.
-0- PANA IT/TBM/FK/DD 27abril2020