Agência Panafricana de Notícias

Benin solicita apoio da ONU para combater criminalidade ao largo das suas costas

Cotonou, Benin (PANA) – O Benin pediu a assistência das Nações Unidas para combater os ataques dos piratas ao largo das suas costas, revelou o Presidente beninense, Yayi Boni, na sua mensagem à Nação, por ocasião da celebração, esta segunda-feira, do 51º aniversário da independência deste país da África Ocidental.

O chefe de Estado beninense indicou ter contactado o Secretário-Geral da ONU e os países membros do Conselho de Segurança «  com vista à tomada de medidas urgentes a projetar para erradicar este flagelo que ameaça perigosamente a paz, a segurança e as economias dos países do Golfo da Guiné ».

Além da pirataria, o Presidente Yayi Boni evocou o tráfico de droga e de medicamentos falsos, deplorando que o Benin esteja a tornar-se numa placa giratória das substâncias psicotrópicas.

A condição indispensável para qualquer desenvolvimento é a segurança das pessoas e bens e a liberdade de circulação, indicou o chefe de Estado beninense.

Neste sentido, ele instou os seus compatriotas à vigilância para erradicar estes fenómenos que, segundo ele, desacreditam o Benin.

Há alguns meses, o Benin está confrontado com a persistência do tráfico de droga de todas as espécies e de ataques de navios pelos piratas ao largo das suas costas.

-0- PANA IT/JSG/FK/TON 1agosto2011