Cotonou, Benin (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) registou 20 candidaturas às eleições presidenciais de abril próximo no Benin, soube a PANA junto da referida entidade.
Iniciado segunda-feira, o registo das declarações de candidatura terminou quinta-feira à meia-noite, e a CENA tem dez dias para a verificação e a validação das candidaturas.
Além de Patrice Talon, Presidente cessante e candidato à sua própria sucessão, vários outros Beninenses, nomeadamente ex-ministros, ex-deputados, ex-diretores-gerais de empresas e outras personalidades apresentaram sozinhas ou em dupla (presidente e vice-presidente) seus processos de candidatura.
Soube-se também que a maioria destes candidatos apresentou os seus processos sem o formulário de patrocínio exigido pela lei e que outros ainda não pagaram o depósito de 50 milhões de FCFA (cerca de 25 mil dólares americanos).
Anunciada para apresentar uma dupla candidata única, a Frente para a Salvaguarda da Democracia (FRD-Oposição Radical) se divide em três duos.
O primeiro, o partido democrata, apoia a candidatura do duo Rekya Madougou e de Patrick Djivo, ao passo que Irené Agossa, suspenso 24 horas antes dos "democratas", posiciona-se na mesma lista que Corentin Kohoué, restando do FRD defende a candidatura de Joël Aïvo e Moïse Kerekou.
A primeira volta destas eleições está marcada para 11 de abril próximo, indica-se.
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 05fevereiro2021