Benin regista novo óbito e 31 casos de covid-19
Cotonou, Benin (PANA) - O Benin registou uma nova morte por covid-19 e 31 novas infeções, totalizando 8.140 casos confirmados, dos quais 54 ainda em tratamento, 7.983 já curados e 103 pacientes falecidos.
O Benin declarou o seu primeiro caso de coronavírus, a 16 de março de 2020.
Neste país, o teste "PCR" passou a estar sujeito a prescrição médica, com exceção do dispositivo instaurado para os viajantes (aeroporto, centro de convenções e locais VIP).
Esta decisão enquadra-se no âmbito do processo de integração da gestão da pandemia covid-19 no sistema de saúde existente.
Assim, o teste de PCR será integrado no pacote de atividades das unidades de saúde públicas e privadas, e a realização do teste de PCR deixa de ser do critério do cidadão que antes podia ir a local para o fazer.
As vacinações contra a covid-19 já começaram, mas não têm tido uma adesão em massa devido a polémicas sobre a vacina.
Os primeiros alvos vacinados já receberam a segunda dose e as autoridades aumentam a conscientização para cobrir a maioria da população.
Graças à iniciativa COVAX, à cooperação chinesa e ao esforço de mobilização dos recursos internos, o Benin conseguiu garantir a disponibilidade de vacinas, nomeadamente das empresas AstraZeneca e Sinovac.
O Benin recebeu, a 10 de março, 144 mil doses da vacina AstraZeneca / Oxford por meio da iniciativa COVAX, e posteriormente recebeu 203 mil doses da vacina Coronavac SINOVAC.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/IZ 18junho2021