Cotonou, Benin (PANA) – O Benin registou, nas últimas 24 horas, duas novas mortes ligadas à covid-19 e 101 novos casos positivs do mesmo vírus, de acordo com estatísticas disponíveis no Ministério da Saúde.
O quadro sanitário indica sete mil 821 casos no total, 99 óbitos e 142 casos ativos em tratamento a 27 de abril de 2021, de acordo com estes dados.
Neste país, que registou o seu primeiro caso de infeção a 16 de março de 2020, as primeiras vacinações contra a covid-19 acabam de iniciar com alvos prioritários, como profissionais de saúde, pessoas com comorbidades (diabetes, pressão arterial, asma, patologias cardíacas, falciforme anemia celular, etc.) e pessoas com mais de 60 anos de idade.
Graças à iniciativa Covax (da autoria da Organização mundial da Saúde para permitir a todos os países do mundo adquirirem vacinas contra covid-19), à cooperação chinesa e aos esforços de mobilização de recursos internos, o Benin conseguiu garantir a disponibilidade de vacinas, nomeadamente as AstraZeneca britânica) e Sinovac (chinesa).
O Benin recebeu, a 10 de março, 144 mil doses da vacina AstraZeneca por meio da iniciativa Covax, e, posteriormente, recebeu 203 mil doses da vacina Coronavac SINOVAC (China).
-0- PANA IT/IS/MAR/DD 30abril2021