Benin recebe dois milhões de máscaras para combater covid-19
Cotonou, Benin (PANA) – O Benin recebeu domingo um carregamento de material médico, incluindo dois milhões de máscaras, adquirido pelo Governo para combater a covid-19, anuncia um comunicado oficial.
Além das máscaras, fazem igualmente parte da aquisição 40 aparelhos de análises de laboratório, que vão permitir ao sistema nacional de saúde multiplicar e descentralizar o diagnóstico da covid-19 em todo o território nacional.
Trata-se de aparelhos destinados à leitura das amostras a efetuar no quadro do diagnóstico, explica o comunicado do Governo beninense.
O material foi recebido, no aeroporto de Cotonou, pelo ministro beninense da Saúde, Benjamin Hounkpatin, e pelo seu colega da Economia e Finanças.
O Benin espera assim aumentar a sua capacidade de diagnóstico na estratégia contra a pandemia do coronavírus, através deste apoio substancial da estratégia governamental destinada a garantir a eficácia dos profissionais da saúde e a proteção dos cidadãos no quadro da pandemia de covid-19.
O Benin registou, a 16 de março último, o seu primeiro caso positivo da covid-19, um Burkinabe de 49 anos que esteve antes na Bélgica e no seu país.
Nesta segunda-feira, o país registou 19 novos casos elevando para 54 o número total de pacientes, dos quais 26 em tratamento, 27 recuperados e um morto.
Para limitar a propagação do coronavírus, o Governo decidiu proceder à despistagem sistemática de todas as pessoas em quarentena ou de autoisolamento.
Também instaurou uma cerca sanitária em todas as comunas de riscos que passaram das oito iniciais para 15 atualmente. O uso de máscara passou a ser obrigatório e as escolas e locais de culto estão encerrados até 10 de maio.
-0- PANA IT/BEH/MAR/IZ 20abril2020