Benin reabre bares e locais de culto
Cotonou, Benin (PANA) - Fechados para conter a propagação da pandemia da covid-19, os bares e os locais de culto retomam as suas atividades esta terça-feira, no Benin, de acordo com uma decisão do Conselho de Ministros.
"A partir de terça-feira, 2 de junho de 2020, os locais de culto estão autorizados a reabrir para receber os fiéis", indica a decisão, enquadrada nas medidas adotadas para reforçar o regresso progressivo à normalidade, no paz.
Os líderes religiosos deverão, no entanto, fazer cumprir a obrigatoriedade do uso de máscaras, da lavagem das mãos e da distância de segurança sanitária de um metro no mínimo entre as pessoas.
Deverão também os mesmos líderes religiosos prescrever a suspensão do gesto litúrgico de paz ou abraços durante as celebrações, precisa o Governo.
Em apoio destas medidas, os responsáveis vão fazer por observar margens razoáveis de tempo entre as celebrações e, em seguida, desinfetar regularmente os locais de culto, sublinha-se.
Por seu turno, os bares estão também autorizados a abrir na mesma data, e o Governo exorta os seus promotores e gerentes a observar, no seu seio, as medidas preventivas adotadas, em particular a instalação de dispositivos de lavagem ou higienização das mãos e o respeito da distância de segurança de pelo menos um metro entre os utentes.
Proibidas nas mesmas condições, as discotecas e as cerimónias festivas permanecem não autorizadas até nova ordem, assim como o acesso às praias.
No quadro da aplicação da estratégia de riposta contra a covid-19, lembre-se, o Governo do Benin decidiu, em conjunto com as confissões religiosas, fechar os locais de culto, a 22 de março, em todo o território nacional.
-0- PANA IT/IS/MAR/IZ 02junho2020