Cotonou, Benin (PANA) - O Benin prevê aumentar o orçamento consagrado à agricultura em 10 por cento, em 2021, de acordo com o projeto de orçamento enviado pelo Governo ao Parlamento.
De 70.906.669.000 francos CFA, em 2020, o orçamento agrícola será aumentado para 77.700.484.000 francos CFA, em 2021, um aumento de 10 por cenro, de acordo com o projeto enviado para apreciação aos deputados. Espera-se que este orçamento seja financiado em 70 por recursos internos, 26 por cento por empréstimos e quatro por cento por donativos.
Este orçamento será utilizado para consolidar as conquistas da operacionalização dos Programas de Diversificação Agropecuária (PDA) e a promoção de um novo tipo de criação.
Pretende-se ainda garantir mais segurança e rentabilidade aos criadores através; da irrigação, das reabilitações hidro-
agrícolas, da sua valorização, e da implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Mecanização Agropecuária (PNDMA).
O objetivo é melhorar a governança e gestão dos setores; a construção de infraestruturas comerciais e desenvolvimento de serviços logísticos (cais de fruta, frigorífico, etc.); e o processamento, o armazenamento e a preservação de produtos agrícolas.
-0- PANA IT/TBM/MAR/IZ 16nov2020