Benin precoupado com aumento de casos graves e óbitos de covid nos jovens
Cotonou, Benin (PANA) - O Governo do Benin está muito preocupado com o aumento dos casos graves e mortes por coronavírus entre os jovens, declarou o ministro da Saúde, Benjamin Hounkpatin, durante um briefing diário com a imprensa sobre a situação pandêmica.
“É importante chamar a atenção para uma situação que mobiliza o corpo médico nos últimos dias. Trata-se de um aumento dos casos graves e dos óbitos registados nos jovens e a priori sem nenhuns problemas médicos particulares”, explicou o ministro.
Segundo ele, este novo fenómeno “interpela-nos e demonstra suficientemente que as pessoas com fatores de risco já conhecidos, em particular com mais de 60 anos, diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, doença falciforme, obesidade, asma e outras doenças cardiovasculares graves, já não são os alvos mais expostos a formas graves de covid-19".
Acrescentou que os jovens também “são e podem desenvolver formas complexas”, e apelou aos seus compatriotas para o respeito rigoroso das medidas prescritas pelo Governo para facilitar o controlo da situação epidemiológica.
Até 09 de fevereiro, o Benin tinha 4.625 casos confirmados, incluindo 3.781 curados, 732 pacientes em observação, dos quais 66 casos graves e 13 mortes registadas em 40 dias, elevando para 56 o número de mortes relacionadas à pandemia, lamentou o ministro.
Há seis semanas, como os outros países da sub-região e do Mundo, o Benin enfrenta um aumento do número de casos, num contexto de aparecimento de variantes mais contagiosas.
O país, que registou o seu primeiro caso da covid-19, a 16 de março de 2020, tinha até 03 de fevereiro corrente 575 casos ativos para um total de 4.193 casos confirmados, incluindo 3.563 curados e 55 mortes.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/IZ 12fev2022