Agência Panafricana de Notícias

Benin pede ajuda jurídica à Bélgica sobre conspiração contra Presidente Yayi Boni

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Benin fez um pedido de ajuda jurídica à Bélgica no quadro do inquérito sobre a tentativa de envenenamento do Presidente Thomas Yayi Boni, durante a sua estada em Bruxelas, onde participou nas Jornadas Europeias de Desenvolvimento (JED), anunciou à imprensa o porta-voz da Procuradoria Federal belga, Eric Van der Sypt.

A 17 de outubro, enquanto o chefe de Estado beninense estava num hotel de Bruxelas foi entregue à sua sobrinha e governanta medicamentos falsos que continham veneno, que ela devia dar ao médico do Presidente para lhe administrar.

Segundo dados do inquérito transmitidos à Justiça belga, a sobrinha foi contatada durante uma precedente visita do Presidente beninense em Nova Iorque pelo suposto instigador da conspiração, o empresário beninense Patrice Talon, que caíu na desgraça, que prometeu um bilião de francos CFA (1,5 milhão de euros) à sobrinha e ao médico.

Não conseguindo guardar o segredo, a sobrinha falou com a família que informou as autoridades jurídicas beninenses, o que permitiu descobrir a conspiração.

A Justiça beninense lançou um mandado de captura internacional contra o empresário beninense, indicou Eric Van der Sypt.

Investigadores beninenses chegaram a Bruxelas onde visitaram o quarto de hotel onde estava hospedado o Presidente Yayi Boni.

-0- PANA AK/JSG/IBA/CJB/TON 1nov2012