Cotonou, Benin (PANA) – O Benin pediu a Marrocos a extradição de um cidadão francês de 65 anos supostamente envolvido num caso de tráfico de 145 quilogramas de cocaína, antes da sua detenção, a 12 de outubro corrente, no aeroporto Mohamed VI, em Casablanca.
Fontes governamentais revelam que o pedido de extradição foi elaborado e enviado pelo ministro da Justiça e Legislação em colaboração com o seu colega dos Negócios Estrangeiros.
A 18 de maio deste ano, 145 quilogramas de cocaína foram encontrados num contentor de açúcar, no Porto Autónomo de Cotonou.
O contentor em causa estaria entre vários outros vendidos à empresa Sonimex por um expatriado francês.
Na altura dos acontecimentos que conduziram à detenção de vários suspeitos, incluindo o primeiro funcionário da referida empresa, o cidadão francês ficou privado do seu passaporte, que posteriormente recuperou antes de deixar o país.
Além do diretor-geral da empresa Sonimex, processado por tráfico de drogas e corrupção, o ex-chefe do Gabinete Central de Repressão do Tráfico Ilícito de Drogas e Precursores (Ocertid), acusou-o de abuso do poder e cumplicidade com traficantes de drogas.
Vários outros responsáveis da empresa também estão em prisão preventiva no âmbito do mesmo processo.
-0- PANA IT/JSG/MAR/IZ 20out2021