Benin mobiliza 10 biliões de francos CFA contra coronavírus
Cotonou, Benim (PANA) - O Benim já mobilizou cerca de 10 bilihes de francos CFA para lutar contra o novo coronavírus (Covid-19), cujo primeiro caso de infecção foi confirmado segunda-feira, soube-se de fontes oficiais em Cotonou.
Uma nota saída de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros indica que o Governo já começou a adquirir equipamentos e consumíveis necessários para o melhor atendimento aos pacientes, em particular equipamentos de reanimação.
Como o apoio de parceiros técnicos e financeiros, refere a nota, o Governo mobilizou 10 biliões de francos CFA para a risposta (um dólar americano equivale a cerca de 600 francos CFA).
Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Benjamin Hounkpatin, disse que o Benin tinha acabado de registar o seu primeiro caso de pessoa infetada pelo Covid-19, através de um jovem burkinabe de 49 anos de idade chegado ao país, a 12 de março corrente.
Durante a reunião extraordinário do Conselho de Ministros, as autoridades beninenses tomaram uma série de medidas para reforçar a luta contra a propagação do vírus, incluindo a limitação à extrema necessidade de entradas e saídas nas fronteiras terrestres do Benim.
A quarentena sistemática e obrigatória de qualquer pessoa que venha ao Benin por via aérea, a suspensão de todas as missões oficiais fora do país e de todas as manifestações e eventos fazem igualmente parte das medidas tomadas.
Desde a eclosão desta epidemia, o Governo benineense tomou medidas diligentes para evitar o seu aparecimento no seu território e para assegurar a sua gestão adequada, se necessário.
-0- PANA IT/DIM/IZ 19março2020