Cotonou, Benin (PANA) - As autoridades beninenses lançam esta sexta-feira, em Gogounou, no nordeste do país, a campanha 2020-2021 da comercialização da semente de algodão, soube-se de fontes próximas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas.
Este lançamento marca a abertura de mercados autogeridos de sementes de algodão em todas as áreas de produção algodoeira e o início das operações de pesagem, eliminação de produtos e retribuição dos diferentes intervenientes.
A escolha deste período permite aos produtores comercializarem o algodão a tempo e evitar os riscos de perda de peso, de incêndio da produção armazenada nos mercados e/ou nos campos bem como e de humidade devido a chuvas precoces.
O início destas operações permitirá igualmente às empresas de descaroçamento iniciar o processamento e aumentar o ritmo progressivamente.
Desde a chegada do atual Governo, a produção aumentou para 457 mil toneladas, 695 mil toneladas, e atualmente 714 mil toneladas, fazendo do Benin o principal produtor de algodão, em África.
-0- PANA IT/TBM/DIM/IZ 13nov2020