Cotonou, Benin (PANA) – O Benin projeta reunir os seus museus num único estabelecimento público, com vista a otimizar a sua gestão, soube-se sábado de fontes próximas do Ministério da Cultura e Turismo.
O estabelecimento público, que reunirá todos os museus espalhados pelo território nacional, terá nomeadamente por missão definir a organização de cada um dos museus sob a sua responsabilidade e velar pela manutenção e valorização dos equipamentos museológicos e associados.
Vai ocupar-se da conservação técnica das coleções, da promoção dos equipamentos museológicos, da segurança do público e dos visitantes aos espaços de museus.
A organização e o desenvolvimento da economia derivada, o desenvolvimento de iniciativa de mecenato para aumentar os recursos limpos fora das subvenções e alocações públicas, eventos científicos e culturais dependentes de temáticas destes museus serão igualmente da competência deste estabelecimento.
A gestão do estabelecimento alarga-se, numa primeira fase, às infraestruturas culturais em construção e reabilitação tais como o Museu Internacional da Memória da Escravatura, o da Epopeia das Amazónias e Reis do Danxomè, o Museu Internacional do Vudu, o Museu Alexandre Sènou Adande e o Museu Honmè.
-0- PANA IT/JSG/SOC/FK/IZ 20fev2022