Agência Panafricana de Notícias

Benin instala nova turbina de gás para controlar crise energética no país

Cotonou, Benin (PANA) – O Benin colocará em serviço antes do fim do primeiro trimestre deste ano uma turbina de gás de 80 megawatts construída em Maria-Gléta, a cerca de 20 quilómetros de Cotonou, com vista a remediar a crise energética que afeta a economia do país, soube-se esta segunda-feira de fontes oficiais em Cotonou.

Em construção há mais de dois anos, esta turbina de gás será transformada numa central de ciclo combinado que permitirá aumentar a sua capacidade em 110 megawatts, indica a mesma fonte.

Além desta central, o projeto de restuturação hidroelétrica de Ajarrala duma potência total de 147 megawatts será brevemente uma realidade com a ajuda dos parceiros financeiros, garantiu a fonte.

A abertura do setor da produção da energia elétrica aos investimentos privados e a autorização da construção duma nova central de pelo menos 50 megawatts na mesma zona, a construção, em Kandi, duma primeira central solar de cinco megawatts concedida a uma empresa privada, a interconexão Norte/Togo-Norte/Benin, estimada em mais de 22 biliões de francos CFA (mais de 44 milhões de dólares americanos) concluída a 26 de junho de 2010, são, entre outras, as soluções para a dependência energética do Benin.

Após 50 anos de independência, o Benin está energéticamente dependente do exterior pois a energia elétrica utilizada provém da Nigéria, do Gana e da Côte d'Ivoire, indica-se.

-0- PANA IT/JSG/IBA/FK/DD 17jan2011