Cotonou, Benin (PANA) - O levantamento de processos de patrocínio dos candidatos às eleições presidenciais de abril próximo, no Benin, inicia-se terça-feira na Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA), anuncia um comunicado de imprensa desta instituição a que a PANA teve acesso.
Deputados da Assembleia Nacional e administradores de 77 comunas são convidados a levantar, de 12 a 31 de janeiro corrente, estes processos que lhes permite concederem o seu patrocínio a potenciais candidatos à ao escrutínio cujas primeira volta está marcada para 11 de abril próximo e segunda, para 9 do mês seguinte.
Para ver validado o seu processo de candidatura, cada candidato deve ser patrocinado por 16 vereadores, nomeadamente deputados e/ou administradores de comunas.
Para muitos observadores políticos beninenses, o patrocínio é a nova descoberta do regime no poder para eliminar outros rivais da corrida.
Embora o juiz constitucional beninense se tenha declarado incompetente para julgar este aspeto da referida lei, votada pela maioria dos deputados, muitas vozes levantaram-se para exigir a sua anulação.
-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 09janeiro2021