Cotonou, Benin (PANA) - Os Tesouros Reais do Benin repatriados recentemente de França estarão, a partir deste domingo, no centro de uma exposição no Palácio da República em Cotonou, soube a PANA de fontes oficiais.
Sob o lema "Arte do Benin de Ontem e Hoje: da restituição para a revelação”, esta exposição decorrerá como um duplo evento, segundo as fontes.
De acordo autoridades beninenses, ela evidencia de forma simultânea a arte clássica do Benin, os 26 tesouros reais devolvidos recentemente pelo Museu do Quai Branly (França), e a cena artística contemporânea do Benin e da sua diáspora, artistas maiores e emergentes, através de um percurso museológico de mais de 2.000 metros quadrados.
Ela torna igualmente acessível a criação patrimonial e comtemporânea do Benin a um público largo, nacional e internacional, neste país, centro nevrálgico de criação e difusão artística do continente africano”, sublinharam.
A exposição reunirá 34 artistas contempoerâneos e mais de uma centena de obras em várias formas de expressões, e apresentará as obras que acabam de regressar ao seu local de nascimento e criação após 129 anos de exílio.
A exposição, cuja inauguração acontece neste sábado na Presidência da República do Benin, abrage vários encontros pluridisciplinares “dentro e fora das paredes.”
-0- PANA IT/IS/FK/DD 18fev2022