Benin desmente acolher base militar francesa contra Níger
Cotonou, Benin (PANA) - O Governo beninense desmentiu a existência no seu território de uma base militar francesa, anunciou o seu porta-voz, Wilfried Leandre Houngbedji.
"Não há nenhuma base militar francesa no Benin", martelou o também secretário-geral adjunto do Governo beninense, durante uma intervenção na Rádio Cotonou (privada).
"Nenhum acordo de cooperação militar com a França institui uma base militar sua no Benin", insistiu Houngbedji.
Admitiu que, em Kandi (norte), há instrutores franceses, belgas e americanos que "vêm reforçar as nossas capacidades".
No tocante à acostagem ao porto de Cotonou de um navio militar, ele garantiu que se trata de uma prática períodica de reforço de capacidades através de exercícios práticas que implicam às vezes outros Exércitos da sub-região.
"…Periodicamente, o Exército beninense com o francês e, às vezes, outros como o da Bélgica entre outros, organizam sessões de reforço", deu a conhecer.
Foi assim que o Governo beninense desmentiu rumores segundo os quais a França terá instalado uma base militar neste país em previsão de um eventual ataque contra o Níger.
Esta agitação segue-se ao golpe de Estado militar ocorrido a 26 de julho último no Níger contra o então Presidente democraticamente eleito, Mohamed Bazoum, e condenado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que ameaça intervir militarmente no Níger para restabelecer a ordem constitucional.
O Benin está suspeito de se preparar a entrar em guerra contra o seu vizinho fronteiriço, o Níger.
Vários vídeos estão aser publicados por fonrtes não autorizadas nas redes sociais para apoiar a tese de um ataque iminente entre os Exércitos dos dois países.
-0- PANA IT/IS/SOC/MAR/DD 19setembro2023