Agência Panafricana de Notícias

Benin desembolsa $ 400 mil para sinistrados de Athiémé

Cotonou- Benin (PANA) -- O Governo beninense desembolsará 200 milhões de francos CFA (400 mil dólares americanos) para assistir as populações sinistradas da comuna de Athiémé (sudoeste) invadida pela cheia do rio Mono, segundo uma decisão tomada em sessão extraordinária do Conselho de Ministros.
Esta ajuda vem juntar-se àquela cedida recentemente pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), elevando para 275 milhões de francos CFA a soma disponível para a aquisição imediata de bens e víveres de primeiro socorro a favor das populações afectadas.
Entre outras medidas tomadas para assistir estas populações, o Governo decidiu colocar à disposição das comunas abrangidas barcos motorizados para facilitar as deslocações das populações entre as aldeias e ou para outras zonas.
Serão ainda postos à disposição das populações sinistradas esteiras, cobertores, mosquiteiros, medicamentos, alimentos e a água potável.
Outras medidas previstas incluem a reabilitação com celeridade das escolas de construção precária destruídas pelas águas a fim de permitir aos alunos destas localidades reiniciar as aulas bem como a restauração das vias de acesso e de obras de artes deterioradas.
A Câmara de Comércio e Indústria do Benin acaba de lançar uma emissão televisiva de angariamento de fundos, visando permitir aos doadores nacionais e estrangeiros manifestar a sua solidariedade para com as populações vítimas das enchentes do rio Mono.
Na sequência das chuvas torrenciais que se abateram nestes últimos dias sobre o sul do Benin, as localidades ribeirinhas do rio Mono foram afectadas por inundações duma amplitude sem precedente que fizeram 10 mortos, 16 mil desalojados e destruíram mil 200 casas.