Agência Panafricana de Notícias

Benin desembolsa $ 400 mil para sinistrados de Athiémé

Cotonou- Benin (PANA) -- O Governo beninense desembolsará 200 milhões de francos CFA (mais de 400 mil dólares americanos) para assistir as populações sinistradas na comuna de Athiémé (sudoeste do país) invadida pelas cheias do rio Mono.
Esta decisão foi divulgada no termo dum Conselho de Ministros extraordinário realizado para o efeito.
O novo envelope, acrescentado à ajuda financeira recentemente fornecida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), eleva a 275 milhões de francos CFA (mais de 500 mil dólares americanos) a soma disponível para a aquisição imediata de bens e víveres de primeiro socorro a favor das populações afectadas.
O Governo decidiu colocar à disposição das comunas abrangidas, barcos motorizados para facilitar as deslocações das populações entre as aldeias e deslocar as que desejem ir às outras zonas.
Também sera colocado à disposição das populações sinistradas, bens como esteiras, mantas, mosquiteiros, medicamentos, víveres e a água potável.
No mesmo contexto, serão igualmente reabilitadas com celeridade escolas construídas com materiais precários e destruídas pelas águas a fim de permitir aos alunos destas localidades reiniciarem aulas ao mesmo tempo que os das outras zonas não afectadas do Benin.
Além destas medidas, a Câmara de Comércio e Indústria do Benin acaba de lançar um programa televisivo de angariamento de fundos, permitindo assim a doadores de fundos nacionais e estrangeiros manifestarewm a sua solidariedade às populações vítimas das enchentes do rio Mono.
Na sequência das chuvas diluvianas que se abateram nestes últimos dias sobre o sul do Benin, as localidades ribeirinhas do rio Mono foram danificadas por inundações sem precedentes que fizeram 10 mortos, 16 mil desalojados e mil 200 casas destruídas.