Benin contabiliza 102 óbitos desde início de coronavirus no seu território
Cotonou, Benin (PANA) - A pandemia do coronavírus já matou 102 pessoas no Benin desde o seu aparecimento no país, a 16 de março de 2020, segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com estas estatísticas, o país registou 8.109 casos positivos confirmados, 28 pacientes ainda em tratamento, e 7.7979 curados.
No Benin, o teste PCR está agora sujeito a receita médica, exceto o sistema configurado para viajantes, nomeadamente nos aeroportos, centros de convenções e locais VIP.
Esta decisão enquadra-se no processo de integração da gestão da pandemia da covid-19, no dispositivo de saúde existente.
O teste de PCR será integrado no pacote de atividades das unidades da formação em saúde pública e privada, ao passo que a realização do teste de PCR já não será da escolha do cidadão que se deslocar a qualquer local para o fazer.
A vacinação contra a covid-19 já começou, mas ainda não deram alento devido à controvérsia sobre as vacinas.
Os primeiros alvos vacinados já receberam a segunda dose, e as autoridades multiplicam campanhas de sensibilização para cobrir a maioria da população.
Graças à iniciativa Covax, à cooperação chinesa e ao esforço de mobilização dos recursos internos, o Benin conseguiu garantir a disponibilidade de vacinas, nomeadamente das empresas AstraZeneca e Sinovac.
O Benin recebeu, a 10 de março último, 144.000 doses da vacina AstraZeneca/Oxford por meio da iniciativa Covax, e, posteriormente, 203.000 doses da vacina Coronavac SINOVAC, da China.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/DD 11junho2021