Cotonou, Benin (PANA) – Quatro centrais fotovoltaicas, duma potência total de 50 MW, serão construídas brevemente no Benin, anunciou neste fim de semana o Governo beninense.
Segundo um comunicado divulgado sexta-feira no termo do Conselho de Ministros, quatro coletividades territoriais serão diretamente abrangidas por este projeto a ser executado em modo de parceria público-privido.
Trata-se dos distritos de Bohicon, no centro (15 MW), Parakou, no nordeste (15 MW), Djougou (10 MW) e Natitingou (10 MW), no noroeste.
A realização do projeto reforçará a oferta em termos de energia das localidades abrangidas e melhorará notavelmente os serviços para as populações locais.
O empreendimento enquadra-se na aplicação do plano diretor do setor da energia, elaborado pelo Governo em parceria com Programa Milénio "Challence Account II", dos Estados Unidos.
O Governo beninense concordou com a construção destas centrais fovoltaicas, tendo autorizado a criação duma comissão ad hoc para conduzir o processo de seleção de produtores independentes de eletricidade, lê-se na nota.
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 16junho2019