Benin confirma 12 novos casos de covid-19
Cotonou, Benin (PANA) - O Benin confirmou 12 novos casos de infeção pela covid-19, na sequência de testes de depistagem maciços desenvolvidos nos últimos dias, apurou-se quinta-feira à noite junto do Ministério da Saúde.
Foram realizados 25.799 testes (PCR e TDR), desde 3 de maio de 2020, que resultaram num total de 339 casos confirmados, no Benin, até 13 de maio de 2020, com 254 pessoas em tratamento, 83 curadas e duas mortas", afirma um comunicado do Ministério da Saúde.
A nota justifica o aumento substancial do número de casos pela depistagem em massa iniciada em alguns grupos-alvos, incluindo professores (tendo em vista o reinício das aulas) e profissionais de saúde".
Na segunda-feira, o Governo beninense levantou a cerca sanitária imposta a 15 comunas consideradas muito críticas e procedeu à abertura parcial de escolas “para salvar o ano letivo”.
Segundo o Governo, o levantamento da corca sanitária “não marca de modo algum o fim da pandemia no Benin”, pelo que continua válida a recomendação para o respeito estrito das medidas sanitárias preventivas, incluindo a lavagem sistemática das mãos com água e sabão e o uso de máscara em todo o lado.
Recomenda-se ainda o distanciamento físico e de segurança de um metro, entre outras medidas para reduzir a propagação do coronavírus (covid-19), no país.
Para melhor proteger o país e assegurar que qualquer passageiro que desembarque no aeroporto de Cotonou não seja um vector de propagação do vírus, todos os viajantes que entram neste aeroporto são doravante sujeitos a um rastreio sistemático.
Cada passageiro à chegada, quer seja beninense ou estrangeiro, terá de pagar 100 mil francos CFA para ser testado.
No início da pandemia, o Benin colocou todos os viajantes em quarentena, durante 14 dias, e mandou testá-los no final do isolamento.
O Benin confirmou o seu primeiro caso de covid-19, a 16 de março, num cidadão burkinabe de 49 anos de idade que já tinha visitado a Bélgica e o seu país.
-0- PANA IT/IS/DIM/IZ 15maio2020