Agência Panafricana de Notícias

Benin assinala 845 novos casos de covid-19

Cotonou, Benin (PANA) - O Benin acaba de registar 845 novos casos positivos de covid-19, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde.

De acordo com estes dados publicados no website do Governo, o quadro sanitário do Benin é o seguinte é de 24.335 casos confirmados, 919 em tratamento, 23.257 curados e 159 mortes.

O Benin, que declarou a sua primeira infecção pelo coronavírus (covid-19) a 16 de março de 2020, recebeu recentemente um lote de 302.400 doses da vacina Johnson & Johnson do Governo americano, para proteger as suas populações da terceira vaga violenta da pandemia.

O país já recebeu, a 10 de março 144.000 doses da vacina AstraZeneca/Oxford (Reino Unido) por meio da iniciativa Covax (da Organização Mundial da Saúde e que visa facilitar a aquisição destas vacina no mundo inteiro) e, posteriormente, 203.000 doses da vacina Coronavac Sinovac (China).

Num recente comunicado, o Governo anunciou a disponibilidade, novamente, da vacina astraZeneca, em todos os pontos de vacinação.

A vacina contra a covid-19 não é popular no Benin, apesar das campanhas de sensibilização para cobrir a maioria da população.

Embora disponível e gratuita, a vacinação não atrai muitos Beninenses, devido a uma polémica nas redes sociais segunda a qual a mesma não é eficaz e causa novos problemas de saúde.

Desde a 18 de agosto último, o Governo aumentou o número dos pontos de vacinação de 78 para 115, em todo o país, e reforçou a campanha de sensibilização à pandemia.

As autoridades beninenses decidiram suspender todos os eventos festivos e culturais para limitarem a propagação da pandemia.

A vacinação passou a ser obrigatória para o setor da saúde.

Embora não seja obrigatório para o resto da população, o Governo condiciona a participação em eventos oficiais, estágios e missões à apresentação dum passe sanitário.

-0- PANA IT/IS/MAR/DD 10outubro2021