Cotonou, Benin-PANA) - O Governo beninense alerta as populações para a circulação, na região africana, de xaropes falsificados e nocivos, soube a PANA de fonte oficial.
“O Ministério da Saúde foi informado pela Organização Mundial da Saúde sobre a circulação, na região africana, de quatro produtos de qualidade inferior ou falsificados, ou seja, que não condizem com os seus padrões de qualidade ou especificações", lê-se num comunicado de imprensa.
Trata-se dos xaropes como identificados como Prometazina, Kofexmalin, Makoff e Magrip, todos fabricados pelo Laboratório Indiano Maiden Pharmaceutical Limited, indica a nota assinado pela Agência Reguladora Farmacêutica Beninense (ABRP).
“A utilização destes produtos, sobretudo em crianças, pode resultar em dores abdominais, vómitos, diarreia, alteração do estado mental, lesão renal aguda, ou colocar a vida em risco”, alerta o Governo.
O diretor-geral da ABRP afirma que os produtos em causa não possuem autorização de comercialização no Benin, apelando por conseguinte à vigilância das populações a fim de notificarem qualquer presença destes produtos em todo o território nacional.
Finalmente, autoridades beninenses convidam as pessoas a não utilizarem estes produtos e comunicarem a sua presença em qualquer parte do território nacional, ligando para números verdes publicados para o efeito.
-0- PANA IT/IS/MAR/DD 19out2022