Benin acolhe reunião ministerial sobre projeto de cabo sub-marinho
Cotonou, Benin (PANA) - Uma terceira reunião do Comité Diretor Ministerial do projeto de desenvolvimento do cabo submarino Amilcar Cabral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) acontece esta quarta-feira em Banjul (Gâmbia), soube a PANA de fonte oficial.
Em prelúdio ao encontro, especialistas dos países abrangidos por este empreendimento estão reunidos desde segunda-feira última para avaliar os progressos alcançados na implementação desta iniciativa.
Eles vão fazer um balanço das atividades e propor recomendações a serem adotadas por ministros.
Após a assinatura, em abril de 2023, em Freetown, na Serra Leoa, do Memorando de Entendimento (MoU) pelos ministros dos seis estados membros da CEDEAO abrangidos por esta iniciativa, eles reafirmam assim o seu compromisso político de colaborar para a mobilização de recursos.
O projecto de desenvolvimento do cabo submarino Amílcar Cabral diz respeito principalmente a seis países da CEDEAO, designadamente Cabo Verde, Gâmbia, Guiné Conakry, Guiné-Bissau, Libéria e Serra Leoa.
O empreendimento visa estabelecer uma ligação por cabo submarino de fibra ótica que proporcionará abdundância na conetividade internacional a estes Estados que apenas dispõem de uma única estação de aterragem, bem como aumentar a largura de banda internacional disponível para os utilizadores da Internet nos países relevantes.
O projeto visa melhorar a qualidade, fiabilidade e acessibilidade dos serviços de telecomunicações internacionais para trazer benefícios socioeconómicos tão necessários aos países em apreço.
-0- PANA IT/IS/SOC/MAR/DD 20setembro 2023