Agência Panafricana de Notícias

Benin acolhe cimeira africana sobre doenças tropicais negligenciadas

Cotonou- Benin (PANA) -- A capital económica beninense, Cotonou, acolhe, a partir de segunda-feira, uma cimeira africana sobre as doenças tropicais negligenciadas, soube-se sexta-feira de fontes oficiais nesta cidade.
Organizada pela Organização não Governamental "Water for All Children (Wafac- Africa)", participarão nesta cimeira os chefes de Estado do Gana, da Côte d'Ivoire, do Togo, da Nigéria, do Congo, dos Camarões, do Mali, do Burkina Faso e do Senegal.
Estarão igualmente presentes os ministros da Saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), devendo o encontro insistir particularmente na luta contra a úlcera de Buruli.
Os participantes vão balancear os progressos realizados na pesquisa nestes últimos anos sobre a úlcera de Buruli, a terceira doença micobacteriana para o ser humano, após a lepra e a tuberculose.
O Benin lançou, em 1977, um programa nacional de luta contra a úlcera de Buruli, e mais de 11 mil casos foram despistados e tratados até à presente.
O tratamento desta doença é muito oneroso e difícil ao mesmo tempo, passando pela cirurgia, pelos antibióticos, pela fisioterapia e pelo apoio nutricional.