Beligerantes líbios dicutem no Egito segurança e unificação do Exercito
Tripoli, Líbia (PANA) - Negociações entre equipas militares e policiais do oeste e leste da Líbia iniciaram-se, segunda-feira, na cidade do Cairo (Egito), sobre segurança e as forças armadas, no âmbito das conversações em curso 5 + 5 do Comité Militar Conjunto (Misto), sob a supervisão das Nações Unidas, soube a PANA de fonte oficial no local.
anunciou a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) anunciou na segunda-feira.
Numa declaração, a Missáo das Naçõers Unidas na Líbia (MANUL) expressou "a esperança de que os resultados destas reuniões presenciais sejam incorporados no Comissão Militar Conjunto 5 + 5".
Também expressou o seu "profundo apreço" ao Governo do Egito por facilitar estas importantes discussões e por acolher as duas delegações líbias.
"Agradecemos igualmente às duas delegações que demonstraram uma atitude positiva e proativa no sentido de desanuviar a situação no centro da Líbia", regozijou-se.
O Egito acolheu, no passado, negociações diretas entre oficiais superiores do Exército no leste sob controlo de Khalifa Haftar (autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio) e no oeste do país administrado pelo Governo líbio de União Nacional, internacionalmente reconhecido.
O objetivo deste encontro é unificar instituições militares no país, antes da eclosão de um ataque lançado a 4 de abril de 2019 pelas forças de Haftar, contra a cidade capital do país, Tripoli.
A Comissão Militar Mista 5+5, uma das vias de diálogo que emergiu da Conferência de Berlim (Alemanha), ocorrida em janeiro último, está a analisar a sustentabilidade do cessar-fogo e a retirada dos grupos armados e de mercenários estrangeiros da Líbia.
-0- PANA BY/IS/SOC/DIM/DD 29setembro2020