Agência Panafricana de Notícias

Bélgica treina militares tunisinos a partir do próximo ano

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica deve concluir um acordo com a Tunísia para treinar soldados tunisinos, em conformidade com a lei de programação militar para o ano de 2016, apresentada sexta-feira pelo ministro belga da Defesa, Steven Vandeput.

Segundo um comunicado oficial, o Exército belga já treinou, no início deste ano, durante três semanas, forças especiais tusininas, posicionadas ao longo da fronteira com a Líbia.

A Tunísia quer reforçar a segurança na fronteira líbia por onde passam grupos islamitas extremistas que cometem atos terroristas no território tunisino, impactando negativamente o turismo, principal fonte de receitas para este país.

Por outro lado, a lei de programação militar prevê pôr termo à cooperação militar com o Burundi, devido à instabilidade política prevalecente neste país.

A Bélgica porá igualmente termo à cooperação militar com o Rwanda pelos mesmos motivos, indica um documento transmitido à imprensa.

Em contrapartida, a Bélgica continuará a cooperação militar com a RD Congo e com o Benin, enquanto vai continuar a treinar as suas tropas em condições climáticas tropicais, e também sem a perspetiva de organização das eleições legislativas e presidenciais na RD Congo.

Além disso, a Bélgica confirma a sua vontade de reforçar a sua presença militar na faixa sahelo-sariana que integra a Mauritânia, o Mali, o Níger, o Tchad e o Burkina Faso.

Lembre-se que 80 militares belgas participam atualmente na operação europeia de treino do Exército maliano (EUTM) cuja missão está baseada em Koulikoro, perto de Bamako, a capital.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 12dez2015