Agência Panafricana de Notícias

Bélgica suspende cooperação militar com Rwanda

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica pôs termo à cooperação militar com o Rwanda, anunciou no Parlamento o ministro belga da Defesa, Pieter de Crem.

Durante o debate no Parlamento, quinta-feira, o ministro belga da Defesa precisou que os programas em curso para este ano com o Rwanda foram suprimidos e que nada estava previsto para o ano de 2013 a título da cooperação militar com Kigali.

Contudo, o governante belga indicou que os oficiais rwandeses em formação na Escola Real Militar belga poderão continuar os seus estudos até o final do curso.

Desta forma, a Bélgica junta-se a outros países como os Estados Unidos e a Suécia, que já suspenderam as suas ajudas ao desenvolvimento ao Rwanda.

Esta cessação da cooperação com o Rwanda segue-se ao relatório dos peritos das Nações Unidas que acusam o regime de Kigali de apoiar com armas e homens o grupo rebelde congolês do M23.

Segundo este relatório, o M23 seria dirigido pelo ministro rwandês da Defesa, James Kabarebe, cujas chamadas telefónicos teriam sido intercetadas pela Missão da ONU na RD Congo (MONUSCO).

-0- PANA AK/JSG/MAR/TON 9nov2012