Agência Panafricana de Notícias

Bélgica saúda indultos concedidos a prisioneiros políticos na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, saúda a assinatura pelo Presidente da República Democráica do Congo (RDC), Joseph Kabila, de três decretos concedendo indultos coletivos e individuais no país, indica um comunicado oficial.

Neste comunicado transmitido à imprensa, o chefe da diplomacia belga saúda, em particular, o desejo exprimido pelas autoridades congolesas de "criar um clima político de confiança e de coesão no contexto do diálogo nacional", esperando que isto conduza à abertura do espaço público e à libertação de outros prisioneiros políticos na RD Congo.

Neste documento, o diplomata belga felicita a facilitação garantida por Edem Kodjo, ex-secretário-geral da defunta Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA), pelo Grupo de Apoio Internacional para o Lançamento Rápido do Diálogo Político nesta ex-colónia belga.

Didier Reynders exprime, além disso, a esperança de que a vontade anunciada por vários dirigentes da oposição de regressar à RDC, « vá contribuir para o lançamento dum diálogo livre e sereno que deva permitir resolver questões pendentes, para o desencadeamento do processo eleitoral ».

O ministro congolês da Justiça, Alexis Tambwe preveniu que, se Moise Katumbi, candidato declarado à Presidência da República, mas que se encontra fora do país, regressar à RDC, será imediatamente detido.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 26julho2016