Agência Panafricana de Notícias

Bélgica reabre consulado de Lubumbashi

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O Consulado belga em Lubumbashi, na proivíncia de Katanga, no extemo sudeste da República Democrática do COngo (RDC) foi reaberto, anunciou segunda-feira em Kinshasa o embaixador da Bélgica na República Democrática do Congo (RDC), Dominique Struye De Swielande.
No termo de uma audiência com ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, Alexis Thambwe Mwamba, o diplomata belga disse que o Consulado do seu país em Bukavu, na província de Kivu-Sul (leste da RDC) será reaberto brevemente.
De Swielande qualificou nessa ocasião de "positiva" a normalização das relações diplomáticas entre a Bélgica e a RDC na medida em que, prosseguiu, o ministro Alexis Thambwe Mwamba "está a fazer tudo o que prometeu".
Por sua vez, o chefe da diplomacia congolesa prometeu a reabertura a breve trecho do Consulado da RDC em Antuérpia, na Bélgica.
Os Consulados belgas em Lubumbashi e em Bukavu e o da RDC em Antuérpia foram encerrados em Maio de 2008 na sequência dum desacordo entre os dois países.
Na origem deste diferendo estão os pronunciamentos do então ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Karel de Gucht, sobre a RDC, qualificados de "descorteses" pelas autoridades congolesas.