Agência Panafricana de Notícias

Bélgica reabre Consulado em Lubumbashi

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O Consulado Geral da Bélgica em Lubumbashi (RD Congo), encerrado desde Junho de 2008, vai retomar as suas actividades sexta-feira, anuncia um comunicado governamental transmitido à imprensa em Bruxelas.
O novo cônsul e o diplomata encarregue da cooperação para o desenvolvimento deixaram Bruxelas domingo para integrar o seu posto em Lubumbashi, capital da rica província mineira do Katanga onde estão instalados cerca de mil e 200 belgas expatriados que trabalham na exploração das minas.
Segundo o comunicado, a Bélgica financia no Katanga importantes projectos nos sectores das infraestruturas, da água, da saúde e da agricultura.
Várias ONG belgas operam na província do Katanga, bem como universidades belgas.
Segundo o comunicado, o consuldo belga vai estender as suas actividades nas províncias do Kivu, do Maniema e no Ituri, regiões onde a Bélgica financia diferentes programas de luta contra a impunidade e as violações sexuais.
O Consulado Belga em Lubumbashi foi encerrado na sequência das declarações injuriosas mantidas contra as autoridades congolesas pelo ex-ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Karel de Gucht.
O Consultado da Bélgica em Bukavu, encerrado ao mesmo tempo que o de Lubumbashi, ainda não foi reaberto.