Kinshasa, RD Congo (PANA). - A Bélgica quer participar nos esforços para reduzir a tensão entre a República Democrática do Congo e o Rwanda, anunciou sexta-feira após uma audiência com o Presidente Félix Tshisekedi, em Kinshasa, o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, como lê-se no sábado na conta do Twitter da Presidência da República.
"A Bélgica, por iniciativa da nova estratégia europeia para os Grandes Lagos africanos que está a ser desenvolvida, quer ajudar a reduzir a tensão entre Kinshasa e Kigali", disse a chefe da diplomacia belga, Haddad Lahbib , no final desta reunião .
“Temos que voltar à mesa de negociações. Você tem que conversar entre diferentes partes. Esta região do leste do país já sofreu bastante, mais de 25 anos de conflito e milhões de deslocados”, afirmou-se.
Segundo a Presidência da República, as trocas incidiram sobre a cooperação bilateral, as relações diplomáticas e a situação de segurança no leste da RDC, em particular a guerra travada pelo M23 apoiado pelo Rwanda.
A delegação belga chefiada pela Haddad Lahbib, Ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, incluiu o Embaixador Belga na RDC e outros diplomatas.
Bruxelas, recorda-se, foi um dos primeiros países europeus a condenar o apoio do Rwanda ao grupo terrorista M-23.
-0- PANA KON/JSG/SOC/MAR 5fev2023